Spokesmen for the social world

a study of the trajectory of brazilian legislators who write about education

Authors

  • Lorenna Dominici UFMA

DOI:

https://doi.org/10.31990/agenda.2021.1.4

Keywords:

elites, legislators, intellectuals, militants, education

Abstract

Cristovam Buarque and Esther Grossi are two writers and brazilian legislators, known for their work on “education”. They represent the intersection between the political and the intellectual domain. The analysis of their trajectories allow us to apprehend logics and practices that define the occupation of their positions and give them legitimacy to speak in the name of a “cause”. We reconstituted, through the Brazilian Historical-Biographical Dictionary, their social, political and cultural profiles, in the spotlight of historical e conjunctural conditions at the unfolding of their careers. We also observed the uses they make of writing, through the analysis of 5 works of each. We conclude that both belong to a new “elite” profile: they do not “inherit” the family's political capital, but accumulate important resources to the political dispute through multiple insertions in NGOs, at the University, State bureaucracies, etc.

References

AÇÃO POPULAR. Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro; Fundação FGV, Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/acao-popular-ap. Acesso em 12/12/2017

ALMEIDA, A.M.F. “O ‘assalto’ à educação pelos economistas”. Revista: Tempo Social, vol. 20, nº 1. USP, 2008

AUGUSTO DE FRANCO. In: Escola de Redes. Disponível em: http://escoladeredes.net/group/bibliotecaaugustodefranco/page/quem-e-augusto-de-franco. Acesso em 12/12/2017

BADIE, Bertrand; HERMET, Guy. Política Comparada. México: Fondo de Cultura, 1993

BOURDIEU, P. “A delegação e o fetichismo político”. Conferência apresentada na Associação dos Estudantes Protestantes de Paris, em 7 de junho de 1983, publicada em Actes de La Recherche em Sciences Sociales, p. 52-53, junho de 1984.

BOURDIEU, P. “Modos de Dominação”. In: BOURDIEU, P. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. SP: Editora Zouk, 2002. p. 193-213.

BOURDIEU, P. “Os usos sociais das ciências. Por uma sociologia clínica do campo científico”. SP: UNESP, 2004.

BOURDIEU, P. “A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região”. In: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Bertrand Brasil, 2012. p. 107-132.

BOURDIEU, P. “A ilusão biográfica”. In: BOURDIEU, Pierre, Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. 11ª edição, SP: Papirus Editora, 2013. p. 75-81.

BONEMY, H. Salvar pela escola. Programa Especial de Educação. Sociologia: Problemas e Práticas, nº 55, 2007.

BUARQUE, C. A conspiração perpétua e A eleição do ditador. IN: Buarque, Cristovam. “A eleição do ditador”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

BUARQUE, C. “A revolução na esquerda e a invenção do Brasil”. Notas, Capítulos I, III e A mensagem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

BUARQUE, C. “A revolução nas prioridades: da modernidade técnica à modernidade ética”. 2ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1994. p. 11-15, 263-287.

BUARQUE, C. “A cortina de ouro – Os sustos do final do século e um sonho para o próximo”. 2ª edição, São Paulo: Paz e Terra, 1998. p. 9 -20, 113-119.

BUARQUE, C. “A segunda abolição. Um manifesto-proposta para a erradicação da pobreza no Brasil”. 2ª edição. SP: Paz e Terra, 2003.

BUARQUE, C. Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. Fundação FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/cristovam-ricardo-cavalcanti-buarque , acesso em 12/12/2017

BUCLET, B. “Os peritos não governamentais da biodiversidade amazônica e seus financiadores internacionais: uma parceria desigual em torno de interesses comuns”. Revista Pós Ciências Sociais v.6, no 12, São Luís, MA, 2010.

CORADINI, O. L. “Panteões, iconoclastas e as ciências sociais”. In: FELIX, L. O. ELMIR, C. (Org.) Mitos e heróis: construção de imaginários. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998. p. 209-235.

CRISTOVAM RICARDO CAVALCANTI BUARQUE. In: Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro; Fundação FGV, Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/cristovam

CHARLE, C. “A prosopografia ou biografia coletiva: balanço e perspectivas”. In: HEINZ, F. M. Por outra história das elites. Editora FGV, 2006. p. 41-19.

DEZALAY, Y; GARTH, B. "A dolarização do conhecimento técnico-profissional e do Estado: processos transnacionais e questões de legitimação na transformação do Estado, 1960-2000". RBCS, Vol. 15, Nº43, junho/2000.

DOMINICI, L. A “educação” como causa: inscrições militantes e intelectuais de parlamentares brasileiros. Monografia (do curso de Ciências Sociais). UFMA, São Luís, 2017.

DOS ANJOS, J.C.G. "Intelectuais, Literatura e poder em Cabo Verde. Lutas de definição da Identidade Nacional". Introdução e Conclusão. UFRGS, 2002.

ELMIR, C. (Org.). Mitos e heróis: construção de imaginários. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998. p. 209-235.

FERNANDO GASPARIAN; Portal UOL Biografias, Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/fernando-gasparian.htm. Acesso em 12/12/2017

FIGUERO, L. “Gênero, Poder e Educação no Brasil do século XX”. Revista Pós Ciências Sociais, vol. 17, nº 34, 2020

GRILL, I. G.; REIS, E. T. “O que escrever quer dizer na política? Carreiras políticas e gêneros de produção escrita”. Revista Pós de Ciências Sociais, vol. 09, nº17, 2012.

GRILL, I. G.; REIS, E. T. . “Arte de escrever’, ‘Vocação para representar’: Trajetórias e produção intelectual de políticos brasileiros”. Paper apresentado no XVI Congresso brasileiro de Sociologia, Salvador: UFBA, 10-13 de setembro de 2013.

GRILL, I. G.; REIS, E. T. “Para um estudo de imbricações entre domínios políticos e intelectuais”. In: GRILL & REIS, Estudos sobre Elites Políticas e Culturais. EDUFMA, 2014.

GRILL, I. REIS, E. A universidade como um "viveiro" de vocações políticas: carreira profissional, notabilizacao intelectual e afirmação política. Revista Pós-Ciencias Sociais, no 23, 2015.

GRILL, I. G.; REIS, E. T. . “Mirada reflexiva e esforços propositivos às pesquisas sobre elites”. In: GRILL, I.; REIS, E.T. Estudos sobre elites políticas e culturais. Volume 2. São Luís: EDUFMA, 2016. p.9-48

GRILL, I. G.; REIS, E. T. “Elites parlamentares e a dupla arte de representar. Intersecções entre ‘política’ e ‘cultura’ no Brasil”. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.

GROSSI, E. P. “Alfabetização em classes populares”. GEEMPA. Porto Alegre: Kuarup, 1986.

GROSSI, E. P. “Alfabetização em novas bases”. Porto Alegre: Kuarup, 1993.

GROSSI, E. P. “A coragem de mudar em educação”. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000. p. 25 – 47, 61-69, 93-105, 149-161, 221-227, 251-252.

GROSSI, E. P (org.). “Porque ainda há quem não aprende? A teoria”. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 7 -17.

GROSSI, E. P (org.). “Porque ainda há quem não aprende? A política”. SP: Paz e Terra, 2004. p. 7-15.

ESTHER PILAR GROSSI. Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. Fundação FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/ester-pilar-grossi. Acesso: 12/12/2017

LENOIR, R. “Objeto sociológico e problema social”. In: CHAMPAGNE et al. Iniciação à prática sociológica. Editora Vozes, 1996.

PÉCAUT, D. “Os intelectuais e a política no Brasil. Entre o povo e a nação”. Prefácio, introdução e conclusão. SP: Editora Ática, 1990.

PIZZORNO, A. “Um tipo diferente de diferença”. IN: FOXLEY; MCPHERSON; O’DONNELL (org). Desenvolvimento e política e aspirações sociais. O pensamento de Albert O. Hirschman. São Paulo: Editora Vértice, 1988. p. 366 – 386.

MEC/USAID. Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro; Fundação FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/acordo-mec-usaid" http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/acordo-mec-usaid. Acesso: 01/02/2021

MICHETTI, M. A vida como projeto: a pedagogia do Homo Academicus e as iniciativas de fomento ao ‘espírito do capitalismo’ via educação pública. Ciências Sociais Unisinos, 2019.

REIS, E.; GRILL, I. “Letrados e Votados: lógicas cruzadas do engajamento político no Brasil”. In: Revista Tomo, nº 13, 2008.

REIS, E. T. “Saberes em movimento: transações entre ‘intelectuais’, definições de ciências sociais e a ‘política”. In: As ciências sociais e os espaços da política no Brasil. Editora FGV, 2013.

REIS, E. T. “Um tipo diferente de diferença na elite política: perfis políticos e inserções culturais de parlamentares brasileiras”. Cadernos Pagu, 43, 2014.

REIS, E. T. . “Rupturas, crises e intersecções”. Trajetórias, espaços e repertórios de intervenção política”. EDFUMA; Zouk, 2015.

REIS, E. T. . Trajetórias, espaços e repertórios de intervenção política. EDUFMA, 2015.

ROSA FREIRE D’AGUIAR. In: Genealogia da Família Freire. Disponível em: http://www.genealogiafreire.com.br/bio_rosa_freire_daguiar.htm. Acesso em 12/12/2017

ROSA FREIRE D’AGUIAR. In: Companhia das Letras. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=00587. Acesso em 12/12/2017

SAWICKI, F.; SIMEANT. J. Inventário da sociologia do engajamento militante. Nota crítica sobre algumas tendências recentes dos trabalhos franceses. UFRGS: Revista Sociologias, nº 28, ano 13, 2011.

SEIDL, E.; GRILL, I. “A política como objeto de estudo das ciências sociais”. In: SEIDL; GRILL. As ciências sociais e os espaços da política no Brasil. Editora FGV, 2013.

SIGAL, S. “Intelectuais, cultura e política na Argentina”. In: Revista Pós de Ciências Sociais, vol. 09, nº17, 2012.

Published

2022-01-25

How to Cite

DOMINICI , Lorenna. Spokesmen for the social world: a study of the trajectory of brazilian legislators who write about education. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 106–133, 2022. DOI: 10.31990/agenda.2021.1.4. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/587. Acesso em: 30 apr. 2025.

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.