“Sob a percussão do martelo”
Nelson Werneck Sodré e a produção da Coleção História Nova na década de 1960
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2021.1.1Palavras-chave:
Nelson Werneck Sodré, Coleção História Nova, Brasilidade Revolucionária, Intelectuais, Ditadura MilitarResumo
O artigo discute o tema da produção cultural e das trajetórias de intelectuais nas décadas de 1950 e 1960. Partimos da hipótese que as mudanças estruturais daqueles anos de política desenvolvimentista repercutiram na recomposição dos setores de produção cultural que, a seu modo, reconfiguraram os projetos das esquerdas e suas noções de brasilidade e resistência. Assim, ao abordarmos o itinerário de Nelson Werneck Sodré, nossa análise incide sobre o caso particular da realização da Coleção História Nova (CHN) e aborda algumas questões referentes à organização da intelectualidade de esquerda nos anos que antecederam o golpe de 1964. Ao tomarmos a CHN como objeto permite-nos esboçar algumas coordenadas sociológicas para pensar as formações culturais que estiveram em disputa naqueles anos. Também porque a produção da CHN revela aspectos que remetem a um modo de atuação intelectual que se estruturou no início da década de 1960 e se reproduziu nos anos seguintes ao golpe militar.
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