“Sob a percussão do martelo”

Nelson Werneck Sodré e a produção da Coleção História Nova na década de 1960

Autores

  • Rodrigo Czajka UFPR
  • Eduardo Russo Ramos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.31990/agenda.2021.1.1

Palavras-chave:

Nelson Werneck Sodré, Coleção História Nova, Brasilidade Revolucionária, Intelectuais, Ditadura Militar

Resumo

O artigo discute o tema da produção cultural e das trajetórias de intelectuais nas décadas de 1950 e 1960. Partimos da hipótese que as mudanças estruturais daqueles anos de política desenvolvimentista repercutiram na recomposição dos setores de produção cultural que, a seu modo, reconfiguraram os projetos das esquerdas e suas noções de brasilidade e resistência. Assim, ao abordarmos o itinerário de Nelson Werneck Sodré, nossa análise incide sobre o caso particular da realização da Coleção História Nova (CHN) e aborda algumas questões referentes à organização da intelectualidade de esquerda nos anos que antecederam o golpe de 1964. Ao tomarmos a CHN como objeto permite-nos esboçar algumas coordenadas sociológicas para pensar as formações culturais que estiveram em disputa naqueles anos. Também porque a produção da CHN revela aspectos que remetem a um modo de atuação intelectual que se estruturou no início da década de 1960 e se reproduziu nos anos seguintes ao golpe militar.

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Publicado

2022-01-25

Como Citar

CZAJKA, R.; RUSSO RAMOS, E. “Sob a percussão do martelo”: Nelson Werneck Sodré e a produção da Coleção História Nova na década de 1960. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 16–41, 2022. DOI: 10.31990/agenda.2021.1.1. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/584. Acesso em: 16 abr. 2024.