Ingressei no Ensino Superior, e agora?

Percepção discente relativa às políticas de assistência estudantil

Autores

  • Wandilson Alisson Silva Lima Universidade Federal da Bahia - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Larissa Milena Sousa Alves Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Danilo Crisóstomo da Silva Canela Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.31990/agenda.2021.2.10

Palavras-chave:

assistência estudantil, ensino superior, políticas públicas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos discentes em vulnerabilidade socioeconômica atendidos a partir das políticas de assistência estudantil no ensino superior do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. A natureza metodológica da pesquisa é descritiva-exploratória, com o caráter dos dados quantitativos e qualitativos. Foi realizado um estudo de caso único no Instituto, por meio de análise dos documentos institucionais, aplicação de 154 questionários e 19 entrevistas semiestruturadas. Analisou-se que os principais desafios inerentes às políticas de assistência ao discente estão centrados em: infraestrutura, pessoal, comunicação, ausência de planejamento, acompanhamento e fiscalização. A existência dos auxílios nas diversas áreas, que apesar de contribuir com as despesas acadêmicas, para a maioria ainda é insuficiente. Espera-se que os principais resultados desta pesquisa contribuam positivamente nas ações das políticas de assistência estudantil, visando torná-las mais efetivas.

Biografia do Autor

Wandilson Alisson Silva Lima, Universidade Federal da Bahia - Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Administrador do Instituto Federal do Sertão PE. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5430-477X. E-mail: wandilson900@live.com.

Larissa Milena Sousa Alves, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Graduanda em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal do Sertão PE. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4675-904X. E-mail: larissamilenasalves@gmail.com.

Danilo Crisóstomo da Silva Canela, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestre em Dinâmicas de desenvolvimento do Semiárido, Especialista em gestão pública e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2335-1711. E-mail: danilocrisostomo@gmail.com.

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Publicado

2022-01-25

Como Citar

ALISSON SILVA LIMA, W.; MILENA SOUSA ALVES, L.; CRISÓSTOMO DA SILVA CANELA, D. Ingressei no Ensino Superior, e agora? Percepção discente relativa às políticas de assistência estudantil. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 276–300, 2022. DOI: 10.31990/agenda.2021.2.10. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/428. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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