Governança de Parcerias Público-Privadas na Educação

olhando o Projeto Jovem de Futuro

Autores

  • Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Raquel Peres Macêdo Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.14244/agenda.2023.2.2

Palavras-chave:

Parceria Público-Privada, Governança, Educação, Políticas Públicas, Unidades Federativas

Resumo

Este trabalho volta-se para as relações entre a governança de Parcerias Público–Privadas na Educação (PPPEs) e sua atuação em Unidades Federativas brasileiras através do Projeto Jovem de Futuro (PJF). O objetivo é compreender a governança das PPPEs no Brasil e como elas supostamente têm atuado para diminuir a desigualdade entre entes federados e regiões do país. Utiliza-se como referência teorias de políticas públicas como o Novo Gerencialismo e destaca-se conceitos como PPPEs, Governança, Neoliberalismo e Paradigma Político para análise. A metodologia utilizada é de tipo qualitativa e analisa um único caso emblemático: o Projeto Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco. Os resultados apontam para a adoção da concepção neoliberal como mote para aceitação e formação do projeto, a utilização da abordagem da “nova gestão pública” na governança de PPPEs pelo Instituto e a manutenção das desigualdades regionais brasileiras na qualidade da educação.

Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Democracia e Políticas Públicas (DPOP).

Raquel Peres Macêdo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Cientista Social licenciada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra como pesquisadora voluntária o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Democracia e Políticas Públicas (DPOP) desde 2019 e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais no âmbito da UFPel.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

CUNHA, P. R. C. da .; MACÊDO, R. P. . Governança de Parcerias Público-Privadas na Educação: olhando o Projeto Jovem de Futuro . Revista Agenda Política, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 35–56, 2024. DOI: 10.14244/agenda.2023.2.2. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/911. Acesso em: 1 maio. 2024.