Teoria das elites e as elites do poder: considerações sobre a relevância dos teóricos clássicos e de Wright Mills aos estudos de cultura política e democracia

Autores

  • Éder Rodrigo Gimenes UFSC

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este artigo discute a relevância dos conceitos expostos pelos teóricos clássicos do elitismo (Gaetano Mosca, Vilfredo Pareto e Robert Michels) acerca de elites e da relação entre governantes e governados. Considerando também a contribuição de Robert Dahl à discussão sobre as crenças de ativistas políticos, este ensaio teórico tem por objetivo a discussão acerca do conceito de “elite do poder” de Wright Mills frente às definições de elites apresentadas pelos citados teóricos, bem como acerca do método posicional adotado em sua obra “A elite do poder” para estabelecer tal conceito. As considerações finais desta discussão expõem alguns apontamentos acerca da relevância do elitismo aos estudos contemporâneos sobre cultura política e democracia.

Downloads

Publicado

2014-11-29

Como Citar

GIMENES, Éder R. Teoria das elites e as elites do poder: considerações sobre a relevância dos teóricos clássicos e de Wright Mills aos estudos de cultura política e democracia. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 119–151, 2014. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/49. Acesso em: 23 abr. 2024.