O idealismo da Constituição no Brasil entre os anos 1920/1930
a reescrita do texto sob diferentes contextos políticos
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2021.1.5Palavras-chave:
Oliveira Vianna, Pensamento político e social brasileiro, História Intelectual, Democracia corporativa, Contextos políticosResumo
Nas décadas de 1920 e 1930, houve a emergência de crises políticas e sociais dos modelos identificados com a democracia liberal em vários países das Américas e da Europa Ocidental. No caso brasileiro, muitos intelectuais produziram críticas ao liberalismo, tomando-o como responsável pelos problemas de ordem política, social e econômica daquele contexto, entre eles Francisco José de Oliveira Vianna, intelectual atuante nos debates políticos do período. Neste artigo, amparando-nos em perspectiva aportada pela história intelectual, propomos compreender seu texto O idealismo da Constituição (1927) considerando, de um lado, sua crítica ao liberalismo nacional e, de outro, a dimensão de transformação retórica e semântica operada pelo autor na segunda edição do livro (de 1939), à luz de uma nova interação com um contexto político diferente daquele dos anos 1920. Assim, defende-se que a compreensão deste texto requer acompanhar suas duas versões e, em particular, indagar a mobilização contextual de valências introduzidas ao conceito de democracia.
Referências
ALVES FILHO, A.; PENNA, L. de A. O contexto histórico da geração que nasceu com a República. In: ALVES FILHO, A. (org.). Oliveira Vianna: uma introdução ao estudo da formação social brasileira — pioneirismo, contribuições e questões polêmicas. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2011.
AMARAL, A. J. de A. O Brasil na crise actual. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1934.
BASTOS, É. R.; MORAES, J. Q. de (org.). O pensamento de Oliveira Vianna. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
BOTELHO, A.; FERREIRA, G. N. (org.). Revisão do pensamento conservador: ideias e política no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
BRANDÃO, G. M. Linhagens do pensamento político brasileiro. São Paulo: Editora Hucitec, 2007.
BRUNO, D. M. Entre experiências do tempo, matrizes identitárias e (re)configurações da nação: mobilização da história ante o desafio da construção nacional nos discursos sobre o Brasil. In: BRUNO, D. M.; COSTAGUTA, G. D. (org.). O Brasil republicano em perspectiva: diálogos entre a história política e a história intelectual. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020, cap. 6, p. 157-182.
COSTAGUTA, G. D. Oliveira Vianna, acción política e interpretaciones del Brasil en 1930: Problemas de política objetiva 90 años después. Revista Escripturas, v. 4, n. 1, p. 142-160, 2020.
CUNHA, D. Os conceitos de democracia e revolução no pensamento autoritário de direita entre a ditadura do Estado Novo e o fim do regime militar. Revista Política Hoje - v. 27, p. 85-122, 2018.
DICIONÁRIO Histórico-Biográfico Brasileiro, CPDOC/FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/francisco-jose-de-oliveira-viana. Acesso em: 26 de agosto de 2020.
FONTANA, F. Teoria e práxis: Oliveira Vianna como consultor jurídico do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (1932-1940). Tese (Doutorado em Ciência Política) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2017.
KOSELLECK, R. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Editora PUC-RIO, 2014.
KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-RIO, 2006.
SILVA, R. História intelectual e teoria política. Revista de Sociologia e Política, v. 17, n. 34, 2009.
SKINNER, Q. Visões da Política: sobre os métodos históricos. Algés: DIFEL, 2005 [2002].
TORRES, A. As Fontes da vida no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1915.
VIANNA, O. Evolução do Povo Brasileiro. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Companhia Editorial Nacional, [1923].
VIANNA, O. O idealismo da Constituição. Rio de Janeiro: Terra de Sol, 1927.
VIANNA, O. O idealismo da Constituição. Rio de Janeiro: Editora Companhia Nacional. 2ª Edição Aumentada, 1939.
VIANNA, O. Problemas de Direito Corporativo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1938.
VIANNA, O. Problemas de Política Objetiva. São Paulo: Editora Nacional, 1930.
VISCARDI, C. Corporativismos: uma análise conceitual e historiográfica. In: ABREU, L. A. de; VANNUCCHI, M. A. Corporativismos ibéricos e latino-americanos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.