Porta-vozes do mundo social
um estudo de trajetória de parlamentares brasileiros que escrevem sobre “educação”
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2021.1.4Palavras-chave:
elites, política, intelectuais, militantes, educaçãoResumo
Cristovam Buarque e Esther Grossi são parlamentares brasileiros reconhecidos como “porta-vozes da educação”, sendo representativos da intersecção entre o domínio político e o intelectual. Ambos conseguem cargos no topo do ranking político e são autores de diversos livros. A análise de suas trajetórias possibilita apreender lógicas e práticas que definem a ocupação destas posições e lhes conferem legitimidade para falarem em nome de uma “causa”. Reconstituímos, através do Dicionário Histórico-Biográfico brasileiro, seus perfis sociais, políticos e culturais, às luzes de condicionantes históricos, e observamos os usos que fazem da escrita, através da análise de 5 obras de cada. Concluímos que ambos compõem um novo perfil de “elite”: eles não “herdam” o capital político de família, mas acumulam recursos importantes à disputa política através de suas múltiplas inserções em ONGS, na Universidade, burocracias de Estado etc.
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