Docência, ensino e aprendizagem na conjectura de livre-mercado

Autores

  • Audrei Rodrigo Pizolati UNISINOS/Doutorando em Educação

DOI:

https://doi.org/10.31990/agenda.2022.1.4

Palavras-chave:

Educação – mercado, Projeto de vida, Itinerário formativo

Resumo

Consoante o contexto de livre-mercado, procedeu-se a uma análise documental circunscrita à perspectiva da História do Tempo Presente e aos Estudos das Políticas Educacionais. Nesse sentido, a relação professor-aluno e ensino e aprendizagem engendrada sob o espectro do neoliberalismo, examinou-se marcos legais elaborados entre 1996 e 2020. Essas políticas e programas educacionais propendem a esmaecer a prática docente em virtude da autonomia do itinerário formativo e do protagonismo do estudante. Assim, o exercício da docência é conferido de novos sentidos em que o direcionamento economicista é assumido pela educação de recíproca, o paradigma neoliberal observa a cultura do empresariamento/empreendedorismo de si conforme analisados na materialidade examina. O escopo nessas políticas é forjar o alunado capaz de justapor em sua formação:  projeto de vida com vistas à inserção social e ao mundo do trabalho – o que imbrica professor e aluno na perspectiva do aprender a aprender.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

PIZOLATI, A. R. Docência, ensino e aprendizagem na conjectura de livre-mercado. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 123–138, 2022. DOI: 10.31990/agenda.2022.1.4. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/659. Acesso em: 19 abr. 2024.