O Financiamento Dos Programas Federais Mais Educação e Novo Mais Educação Para Ampliação da Jornada Nas Escolas Públicas Brasileiras

Autores

  • Cristiane Capuchinho
  • Jaime Crozatti

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

A educação no Brasil continua a despertar interesse da academia para avaliar as ações que têm produzido resultados objetivos. A pauta pública é, de quando em quando, afetada por este tema de uma das políticas públicas mais citadas em processos e debates acadêmicos, políticos e eleitorais. Este trabalho avalia a trajetória do Programa Mais Educação desde sua criação, indicando as conquistas e diminuições de atividades pela apresentação de indicadores como quantidade de escolas, municípios, estados e alunos das redes públicas que aderiram e deixaram de integrar o programa. A partir de uma pesquisa documental das regras normativas do programa e dos indicadores produzidos pelos órgãos federais MEC, INEP e FNDE, é possível avaliar que, apesar do espaço conquistado nos anos de 2013 e 2014, este foi se modificando e sofrendo alterações que o deixaram frágil e limitado por conta de mudanças regulatórias e de financiamento. Os dados evidenciados apontam que a política federal para ampliação da jornada escolar teve redução de enfoque e de financiamento na passagem do Mais Educação para o Novo Mais Educação.

 

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

CAPUCHINHO, C.; CROZATTI, J. O Financiamento Dos Programas Federais Mais Educação e Novo Mais Educação Para Ampliação da Jornada Nas Escolas Públicas Brasileiras. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 248–276, 2018. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/228. Acesso em: 26 abr. 2024.