Atenção governamental e políticas públicas no Brasil
Painel de Legislação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14244/agenda.2023.2.5Palavras-chave:
Agenda Governamental, Meio Ambiente, Modelo do Equilíbrio Pontuado, BiodiversidadeResumo
O artigo buscou entender a trajetória e a movimentação das políticas públicas ambientais brasileiras, sob a ótica da atenção governamental federal, no período de 1992 a 2012. O recorte temporal compreende um momento em que a discussão ambiental estava em voga no país, visto que este foi palco de duas importantes conferências internacionais, as chamadas: Rio-92 e Rio+20; bem como de mudanças institucionais relevantes na área. Para atingir tal objetivo, utilizou-se como objeto o “Painel de Legislação Ambiental”, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, para aplicação do Modelo do Equilíbrio Pontuado, desenvolvido por Baumgartner e Jones. Tal modelo se organiza a partir de uma metodologia de análise de conteúdo e propõe o uso de “unidades de codificação” para a apreciação de documentos textuais, a fim de caracterizar similaridades e diferenças entre políticas públicas analisadas, identificando o grau de prioridade que cada assunto recebeu em um determinado período. Para o exame do Painel optou-se pelos atos normativos como indicadores para medir as prioridades dos governantes e demais atores, pois tais instrumentos explicitam o conjunto de esforços destes com relação a proposição, discussão e aprovação de políticas públicas ambientais. A partir da aplicação da metodologia, concluiu-se que a agenda ambiental de maior atenção governamental foi a da "Biodiversidade", visto que está em evidência na produção normativa de todos os atores investigados: Poder Executivo, Poder Legislativo e Administração Pública Indireta.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUMGARTNER, F. R.; JONES, B. D. Agendas and Instability in American Politics. 2ª Ed. Chicago: University of Chicago Press, 2010.
BAUMGARTNER, F. R.; JONES, B. D.; WILKERSON, J. D. Comparative Studies of Policy Dynamics. Comparative Political Studies, v. 44, n. 8, p. 947-972, 2011.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento: Agenda 21. Brasília: Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, 1995. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/528199/mod_resource/content/0/Agenda%2021.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2023.
CAMPOS, M. Eco-92. Mundo Educação, 2022.
CAPELLA, A. C. N. Formação da Agenda Governamental: Perspectivas teóricas. Trabalho apresentado no XXIX Encontro Anual de ANPOCS, 2005. Disponível em: <https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/39948027/Anpocs2005-with-cover-page-v2.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2021.
COMISSÃO Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.
CONVENTION on Biological Diversity. Country Profiles: Brasil - Main Details. 2021. Disponível em: <https://www.cbd.int/countries/profile/?country=br#facts>. Acesso em: 14 fev. 2023.
DUARTE, C. P. Entre Renováveis e Não Renováveis: O setor de energia na agenda governamental brasileira entre 1995 e 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2021.
DYE, T. R. Understanding Public Policy. 14ª Ed. Estados Unidos: Pearson, 2013.
FARIA, C. Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). InfoEscola, 2023. Disponível em: <https://www.infoescola.com/biologia/convencao-sobre-diversidade-biologica-cdb/>. Acesso em: 14 fev. 2023.
GANEM, R. S. Conservação da Biodiversidade: Legislação e Políticas Públicas. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2023.
HOCHMAN, G.; ARRETCHE, M. T. S.; MARQUES, E. Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.
HOWLETT, M.; RAMESH, M.; PERL, A. Política Pública: Seus ciclos e subsistemas – uma abordagem integral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
KINGDON, J. W. Agendas, Alternatives, and Public Policies. 2ª Ed. Harlow: Pearson, 2013.
MASSUCHIN, M. G.; CERVI, E. U. As políticas públicas ambientais no jornal Gazeta do Povo: Como se dá a cobertura das ações governamentais para o meio ambiente. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 7, n. 2, p. 318-331, 2010.
OECO. O que são as Metas de Aichi. O Eco, 24 out. 2014. Disponível em: <https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28727-o-que-sao-as-metas-de-aichi/>. Acesso em: 14 fev. 2023.
SECCHI, L. Políticas Públicas: Conceitos, esquema de análise, casos práticos. 2a. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.