Do liberalismo ao estatismo: a ideologia pendular da ditadura militar segundo Mário Pedrosa
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.1.2Resumo
A urgência de compreender a derrota da esquerda com o Golpe de 1964 levou o crítico de arte e militante socialista Mário Pedrosa (1900-1981) a sistematizar seu pensamento político em A Opção Imperialista e A Opção Brasileira. Nos dois livros lançados em 1966 pela Civilização Brasileira, procurou analisar a organização militar como um ator político com especificidades. Formada no interior da Escola Superior de Guerra (ESG), a ideologia militar precisava ser compreendida para tornar inteligível a razão de os militares assumirem o poder político diretamente e os possíveis desdobramentos disso. O Golpe de 1964, para Pedrosa, teve um móvel endógeno, que sofreria modificações com os militares no governo. A hipótese é que presos às teses do liberalismo ao darem o Golpe de 1964, se afastariam delas conforme fossem ocupando postos estratégicos na máquina estatal, notando os conflitos de interesses entre o Estado e o capital financeiro internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.