Quando a voz do eleitor é pouco ouvida: pesquisa eleitoral e estratégias de comunicação na Campanha para prefeito de Curitiba em 2012

Autores/as

  • Ricardo Tesseroli UFPR

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumen

Elemento central das campanhas eleitorais, as pesquisas de intenção de voto, após a profissionalização do marketing eleitoral, se tornaram um dos principais dispositivos para a elaboração de estratégias de comunicação. O presente estudo pretende demonstrar, por meio de revisão bibliográfica e exposição de exemplos empíricos, a utilização das pesquisas eleitorais dentro das campanhas. São apresentados ainda estudos de comunicação política para situar as pesquisas como uma materialização da opinião dos eleitores. A campanha para a prefeitura de Curitiba em 2012 é usada para exemplificar questões teóricas apresentadas e avaliar a utilização de pesquisas como subsidio de informações para a elaboração das estratégias de comunicação dentro do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral.

Publicado

2014-11-29

Cómo citar

TESSEROLI, Ricardo. Quando a voz do eleitor é pouco ouvida: pesquisa eleitoral e estratégias de comunicação na Campanha para prefeito de Curitiba em 2012. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 97–118, 2014. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/50. Acesso em: 30 abr. 2025.