Quando a voz do eleitor é pouco ouvida: pesquisa eleitoral e estratégias de comunicação na Campanha para prefeito de Curitiba em 2012
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
Elemento central das campanhas eleitorais, as pesquisas de intenção de voto, após a profissionalização do marketing eleitoral, se tornaram um dos principais dispositivos para a elaboração de estratégias de comunicação. O presente estudo pretende demonstrar, por meio de revisão bibliográfica e exposição de exemplos empíricos, a utilização das pesquisas eleitorais dentro das campanhas. São apresentados ainda estudos de comunicação política para situar as pesquisas como uma materialização da opinião dos eleitores. A campanha para a prefeitura de Curitiba em 2012 é usada para exemplificar questões teóricas apresentadas e avaliar a utilização de pesquisas como subsidio de informações para a elaboração das estratégias de comunicação dentro do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.