Integração regional na "Onda Rosa": Análise surgimento da UNASUL desde a perspectiva da teoria da ação coletiva
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.2.10Resumo
O presente trabalho mobiliza o arcabouço teórico da ação coletiva com a finalidade de analisar o surgimento da União de Nações Sul-americanas (UNASUL) a partir desta perspectiva teórica. Assim, o artigo se baseia na exploração teórico-conceitual das variáveis estruturais" recopiladas por Elinor Ostrom (2007), aplicando-as posteriormente ao caso da UNASUL, por meio do levantamento de dados documentais que auxiliam na reconstrução do surgimento desta organização. No final do estudo foi possível perceber que, a criação da UNASUL, pelo menos no que se limita ao marco das interações entre presidentes, foi o resultado da ação coletiva de um pequeno grupo, com baixa heterogeneidade, que envolveu a administração de um recurso público, com possibilidade de comunicação face a face e representada por uma função não-linear desacelerada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.