Perfil socioeconômico dos legisladores subnacionais: O que a reeleição trouxe de mudanças nas últimas legislaturas da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
Este artigo tem por finalidade averiguar as mudanças no perfil social e econômico dos Deputados Estaduais eleitos para Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES). O propósito aqui é buscar as identificar as possíveis alterações ocorridas na passagem nas duas últimas legislaturas (2011-2014 e 2015-2018) e, deste modo, verificar o índice de renovação parlamentar. Para alcançar esta proposta elencamos algumas variáveis para examinar o perfil dos representantes, tais como: sexo, idade, partido pelo qual foi eleito, profissão, patrimônio e escolaridade. Os dados biográficos dos Deputados Estaduais foram coletados e inseridos no SPSS oferecendo, dessa maneira, condições para examinar as configurações dos representantes do poder legislativo. A análise é embasada teoricamente por autores e conceitos que discutem questões acerca das elites políticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Agenda Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.