Profissionalização das Campanhas Eleitorais: Metodologia de Estudo
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumen
A Profissionalização das Campanhas Eleitorais é um fenômeno recente que manifesta características distintas nos contextos políticos em que é tomado para análise. Trata-se do recrutamento de corpo especializado por partidos competitivos para gestão de suas campanhas eleitorais e da adoção de novas estratégias e técnicas de campanha. Nesse trabalho, procuramos discutir teoricamente esse conceito e apresentar a abordagem metodológica e as técnicas de pesquisa para mensurar o grau de profissionalização das campanhas eleitorais em que estão engajados os partidos políticos brasileiros, segundo modelo proposto por Gibson e Röommele (2001; 2009) e as possíveis adaptações nesse modelo. A hipótese inicial é que quanto maior a disponibilidade de recursos financeiros, maiores às possibilidades de um partido político desempenhar grau elevado de engajamento em campanhas eleitorais profissionalizadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.