Marketing político na era digital: Um estudo sobre o uso do Twitter pelos candidatos à presidência no Brasil em 2018
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.3.5Resumen
Este trabalho investiga como os candidatos à presidência do Brasil em 2018, no primeiro turno das eleições, utilizaram a rede social Twitter como ferramenta de Marketing Político. O estudo é de natureza empírica e adota uma abordagem exploratória, no intuito de descrever o fenômeno investigado. Para análise dos dados quantitativos, foram utilizadas estatísticas multivariadas; para análise dos dados qualitativos, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, tendo como balizador o referencial teórico. Foram selecionados os candidatos com votos acima de 3% no primeiro turno: Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. A revisão da literatura resultou em quatro conceitos norteadores: Influência, Competição, Emoção e Programa. O resultado mostra que Jair Bolsonaro foi o candidato mais influente na rede social, seguido por Ciro Gomes, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin. A análise qualitativa revelou uma inclinação geral de uso do Twitter para conteúdos ligados à Competição primeiramente, depois Programa e por último, Emoção. Individualmente, Bolsonaro divergiu da maioria, utilizando o Twitter principalmente para estabelecer relacionamento com seu público (Emoção). Para pesquisas futuras, sugere-se o cruzamento com a análise de outras redes sociais, como Facebook, YouTube e Instagram, e a extensão da investigação para o 2º turno das mesmas eleições.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Agenda Política

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.