O antifeminismo como backlash nos discursos do governo Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.3.1Resumen
Em um período que a onda conservadora tem se mostrado inseridana política brasileira, o presente artigo tem como objetivo analisar o advento do governo de Jair Bolsonaro como um processo de institucionalização do backlash contra os direitos das mulheres (Faludi, 2001). Desta forma, em um primeiro momento serão contextualizados o movimento feminista e a ideologia patriarcalista que estruturam as relações da sociedade no Brasil, apontando para os avanços que ocorreram no país ao longo do tempo na agenda de gênero. A partir disto, serão selecionadas falas do presidente Bolsonaro e de alguns membros da sua cúpula, coletadas a partir de três palavras-chave em sites de busca: aborto, ideologia de gênero e objetificação da mulher. Como fonte foram delimitados os jornais O Globo e Folha de São Paulo, e a Revista Exame, restringindo o período investigado aos nove primeiros meses de governo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Agenda Política

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.