Empreendedores na construção de uma agenda intersetorial: a política de Educação em Direitos Humanos na cidade de São Paulo entre 2013-2016
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.2.9Resumen
Ao analisar um caso menos estudado no campo, uma política em ente subnacional e com características intersetoriais, o presente artigo tem como objetivo avançar na compreensão dos processos de construção de agenda de políticas públicas. Para tanto, o trabalho analisa como se deu o processo de construção da agenda de Educação em Direitos Humanos no município de São Paulo entre 2013 e 2016 a partir de dados coletados em análise documental e entrevistas. Dialogando com as teorias de agenda-setting e empreendedorismo, demonstramos que, em políticas intersetoriais, os empreendedores são relevantes não apenas para aproveitar janelas de oportunidades, mas também para cria-las e difundir o tema entre outras estruturas governamentais. Assim, apontamos para um papel ampliado dos empreendedores com atuação heroica, capazes de construir espaços, difundir temas e propor oportunidades específicas para garantir a manutenção do tema na agenda governamental.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Agenda Política

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.