A formação das agendas de políticas cicloviárias em Bogotá, Buenos Aires e São Paulo: Uma análise exploratória sobre arranjos interacionais e atores estratégicos
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumen
Recentemente, diversas iniciativas de políticas públicas cicloviárias surgiram na América Latina. Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa que procurou analisar a profusa interação entre atores e instituições que marcam a trajetória das agendas de políticas cicloviárias em três cidades do continente: Bogotá, Buenos Aires e São Paulo. Utilizou-se o process tracing como método de estudo de caso, analisando dados primários (entrevistassemiestruturadas) e secundários (estudos científicos, documentos oficiais e material de imprensa). O arcabouço teórico é composto por abordagens que valorizam a análise dos arranjos interacionais nos processos de políticas públicas. De forma geral, verificou-se que cada caso apresentou diferentes tipos de arranjos, influenciando relativamente à definição e execução sistemas cicloviários analisados. A participação social ocorreu de forma localizada, com base na figura de alguns atores específicos, responsáveis por articular pessoas interessadas e desenvolver ações para o avanço da questão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.