Estado e Mercado no Governo Lula: convergências e divergências no mercado de fundos de pensão / State and Market in the Lula government: convergences and divergences in the pension fund market
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumen
Com inspiração nas ideias de Pierre Bourdieu e da sociologia econômica, o artigo busca reconhecer o Estado e o mercado como instituições datadas historicamente no tempo e no espaço, negando a divisão social do trabalho do século 18 que “definiu” o mercado como objeto da economia e o Estado como objeto dos demais cientistas sociais. Com o apoio de dados resultantes de pesquisas empíricas sobre o mercado de fundos de pensão durante o Governo Lula, o texto argumenta sobre uma possível convergência entre Estado e mercado sendo o primeiro responsável pela criação das categorias de pensamento vigentes no mercado no período analisado. Indica, ainda que de forma ensaística, as alterações trazidas no mercado de fundos de pensão pelo Governo Temer, pontuando o surgimento de novas relações entre Estado e mercado, distintas daquelas presentes no Governo Lula.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.