Notas sobre Tocqueville: conservadorismo e método
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
O presente artigo versa sobre o pensamento político de Alexis de Tocqueville, especificamente sobre dois temas: seu viés liberal de tendência conservadora, marcante em suas análises de processos sócio-históricos; e o debate acerca da “metodologia” tocquevilliana. Buscaremos responder as seguintes questões: quais os elementos conservadores presentes em sua obra? O que há de novo em sua perspectiva teórica? Há uma metodologia conscientemente estruturada em ação? Para tanto, usaremos como fonte de pesquisa suas duas principais obras, a saber, A democracia na América e O Antigo Regime e a revolução. Além disso, buscamos amparo em comentadores como Zevedei Barbu, Raymond Aron, Luís de Gusmão e Jon Elster.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.