Bolívia: Crise do tradicional sistema de partidos e novas pautas de funcionamento do sistema político
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
O presente trabalho parte da hipótese já defendida por outros autores de que a quebra do tradicional sistema de partidos da Bolívia na década passada guarda pouca relação com fatores institucionais do controverso presidencialismo parlamentado boliviano, e mais com a baixa capacidade de representação do pacto de partidos que governou o país desde a redemocratização nos anos 80; os quais se alternavam no executivo pela governabilidade. A conjuntura levou ao limite as mobilizações sociais lideradas pelo MAS e pela esquerda por uma renovação política com forte caráter identitário. Para tanto apontaremos as principais características do presidencialismo boliviano vigente até 2009 e as forças presentes no funcionamento e na quebra do sistema partidário pós-redemocratização, através de dados secundários e do debate acadêmico. A segunda hipótese defende que há novas influências na dinâmica de decisão do Estado entre a política institucional e a sociedade civil. Assim, o trabalho caminha para um panorama das atuais correlações de forças em nível nacional; O MAS e os movimentos sociais num primeiro plano, e o atual sistema de partidos com menor preponderância, indicando as transformações gerais na dinâmica do sistema político.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.