Desafios metodológicos nos estudos sobre coligações eleitorais: Novos e velhos caminhos de uma agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
Os estudos sobre coligações eleitorais têm utilizado de forma bastante crescente a metodologia quantitativa na busca por respostas das questões que envolvem e que motivam a realização de alianças eleitorais e a eficácia do resultado das eleições. O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a discussão sobre coligações eleitorais, avaliando os recursos metodológicos utilizados nessa agenda de pesquisa e propondo novos recursos metodológicos, que venham a ser utilizados como recursos complementares. Pretende-se também defender a técnica da análise do discurso, pois com essa metodologia alternativa é possível analisar os “discursos” dos líderes partidários nos meios de comunicação, nas convenções partidárias, em atas de reuniões e através de entrevistas abertas. Para além da análise estatística dos dados, a utilização desses novos recursos metodológicos complementares permitem observar também as questões que levaram a formalização das coligações eleitorais na disputa dos pleitos eleitorais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.