Composição Das Comissões Legislativas No Brasil: Problemas Analítico-Metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
Num sistema multipartidário com um poder executivo forte, a aplicação dos três principais modelos neoinstitucionalistas sobre a organização do Congresso americano – o distributivista, o informacional e o partidário – traz uma série de problemas. Neste trabalho, exploro três deles: importação conceitual, seleção de indicadores e o teste das hipóteses. Tomando uma das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados como exemplo, sugiro algumas hipóteses condicionais sobre as suas composições e alguns indicadores para testá-los; além disso, discuto o uso de modelos multiníveis para contornar problemas de não-independência e heterocedasticidade, próprias de análises time-series-cross-section, e permitir a estimação de coeficientes individuais para cada partido.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.