Política Comparada: Tradições, Métodos e Estudos de Caso
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
O principal objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da ciência política comparada, destacando seus pressupostos, pontos positivos e negativos, examinando as ferramentas dos métodos quantitativos e qualitativos, além dos estudos de caso. Em um processo de pesquisa, as principais dimensões estão ligadas com seus objetivos, os métodos de geração de teoria, e os métodos de análise empírica. Sendo assim, em primeiro lugar, será examinado o desenvolvimento histórico da ciência política comparada a partir de suas influências, pontos positivos e negativos para, a seguir, visualizar seus principais paradigmas de análise. Em segundo lugar, será feito o debate do método quantitativo versus o método qualitativo. Por fim, serão destacadas as ferramentas dos estudos de caso, e como seus parâmetros e mecanismos podem colaborar para os mais variados desenhos de pesquisa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.