Lugar de Mulher é no Parlamento
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
A participação feminina nas instituições políticas ainda encontra muitos obstáculos. Mesmo em países desenvolvidos, a proporção de mulheres em cargos legislativos é bem reduzida em comparação ao número de homens. Entre os diversos empecilhos para uma maior inserção feminina no Parlamento desponta o sistema eleitoral. O propósito deste artigo é abordar o grau de influência do sistema eleitoral sobre a proporção de mulheres no Poder Legislativo. A pergunta a seguir norteia a investigação: quais mecanismos dos sistemas eleitorais incentivam ou dificultam a presença feminina no Parlamento? Tal indagação é respondida a partir da literatura pertinente sobre as modalidades de sistemas eleitorais. Buscamos apresentar os incentivos e obstáculos provenientes dos sistemas eleitorais para promover a representação parlamentar feminina. Conforme notamos, os sistemas eleitorais em vigor podem exercer variados graus de influência na composição do Parlamento ou até mesmo demonstrar um efeito irrisório.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.