Era FHC X Era Lula: a disputa simbólica no horário eleitoral de 20101
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
A revolução nos meios de comunicação provocou mudanças na configuração da política que, progressivamente, desloca seu lócus de atuação das ruas para as telas, principalmente quando se trata de atrair o voto de eleitores em campanhas majoritárias. No Brasil, isso passou a ocorrer a partir da redemocratização, período em que houve a queda da censura e o desenvolvimento do marketing político. A simbiose entre os campos político e midiático possibilitou o surgimento de novas formas de longevidade no poder, agora apoiadas em “imagens-marca” fortes, capazes de darem origem a distintas temporalidades políticas. O objetivo deste artigo é analisar o horário eleitoral de Dilma Rousseff e José Serra, na campanha presidencial de 2010, atentando para como os legados simbólicos de Lula e FHC, dos partidos de Dilma e Serra, respectivamente, foram usados para conseguir a adesão do telespectador/eleitor. A metodologia utilizada foi a da análise do discurso. Foram importantes noções como condições sociais de produção, lugar de fala e ethos.Downloads
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