O protagonismo do público: Bernard Manin e a eleição presidencial de 2018
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.2.2Abstract
Este trabalho descreve, brevemente, a democracia de público brasileira e as imagens das lideranças políticas que já tiveram adesão do eleitorado. Argumenta-se que o tipo ideal descrito por Manin (1995) mudou: o povo ganhou protagonismo e sua imagem passou a importar. A eleição de 2018 se desenvolveu dentro desse novo contexto e foi marcada pelas atuações de mulheres contra e favor de Bolsonaro. Este trabalho indaga quais os significados de feminismo e feministas para as eleitoras do candidato, tendo como corpus as publicações do grupo do Facebook “Mulheres com Bolsonaro#17 [Oficial]”. A metodologia utilizada alia perspectiva de gênero à análise do discurso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.