A influência dos gastos com publicidade nos custos das campanhas eleitorais dos deputados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.2.7Abstract
A proposta deste artigo consiste em avaliar a participação dos gastos com publicidade nas campanhas eleitorais dos deputados federais eleitos no Brasil em 2014. A pesquisa partiu de duas hipóteses principais. A primeira baseou-se na evidência de que os gastos com publicidade consomem a maior parcela dos recursos arrecadados pelos parlamentares. A segunda avalia que as diferenças sociopolíticas existentes entre as unidades federativas fazem com que os gastos em publicidade sejam mais relevantes em alguns estados e menores em outros. Os dados foram classificados a partir da utilização do modelo de correlação de Pearson em que os gastos médios em publicidade foram confrontados com cinco indicadores de diferenciação sociopolítica entre os estados: quantidade de eleitores, magnitude dos distritos, Índice de Desenvolvimento Humano, número de municípios por estado e relação candidato/vaga. Embora com intensidades diferenciadas, todas as variáveis testadas se manifestaram como relevantes para indicar os diferentes padrões de gastos estabelecidos entre os estados brasileiros.
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