Proteção de direitos humanos e democracia: uma análise longitudinal da percepção do cidadão brasileiro de 2007 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.1.6Abstract
Este artigo analisa a percepção longitudinal sobre a proteção de direitos humanos no Brasil e examina se essa compreensão esteve associada à percepção sobre democracia. A operacionalização da pesquisa deu-se pela metodologia quantitativa e pelo método estatístico, com o uso de dados de opinião pública coletados pelo Instituto Latinobarómetro no Brasil nas rodadas de pesquisa de 2007, 2008, 2009, 2011 e 2015. Encontrou-se que o cidadão brasileiro vem percebendo majoritariamente de forma negativa a proteção de direitos humanos ao longo do tempo. Além disso, no período analisado, essa percepção apareceu associada mais frequentemente com a satisfação com o funcionamento da democracia do que com a preferência pela democracia como forma de governo. Nesse sentido, a percepção da proteção de direitos humanos esteve associada mais frequentemente à percepção em nível de qualidade da democracia, do que em nível de apoio difuso ao regime político.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.