O Financiamento Dos Programas Federais Mais Educação e Novo Mais Educação Para Ampliação da Jornada Nas Escolas Públicas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
A educação no Brasil continua a despertar interesse da academia para avaliar as ações que têm produzido resultados objetivos. A pauta pública é, de quando em quando, afetada por este tema de uma das políticas públicas mais citadas em processos e debates acadêmicos, políticos e eleitorais. Este trabalho avalia a trajetória do Programa Mais Educação desde sua criação, indicando as conquistas e diminuições de atividades pela apresentação de indicadores como quantidade de escolas, municípios, estados e alunos das redes públicas que aderiram e deixaram de integrar o programa. A partir de uma pesquisa documental das regras normativas do programa e dos indicadores produzidos pelos órgãos federais MEC, INEP e FNDE, é possível avaliar que, apesar do espaço conquistado nos anos de 2013 e 2014, este foi se modificando e sofrendo alterações que o deixaram frágil e limitado por conta de mudanças regulatórias e de financiamento. Os dados evidenciados apontam que a política federal para ampliação da jornada escolar teve redução de enfoque e de financiamento na passagem do Mais Educação para o Novo Mais Educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.