Análise de políticas públicas: um enfoque aos burocratas de nível de rua sobre o Pronatec
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroAbstract
Como um estudo sobre implementação de políticas públicas, este trabalho utilizou-se dos conceitos de Lipsky (1980) sobre a burocracia de nível de rua para empreender uma análise de políticas públicas voltadas para a educação profissional, em destaque ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Por meio de uma pesquisa qualitativa com os servidores responsáveis pela implementação do Pronatec, dentro dos institutos federais de Mato Grosso (IFMT) e Goiás (IFG) foi possível traçar um panorama sobre as condições particulares de ofertas do programa nessas unidades. Os resultados apontaram problemas recorrentes com a liberação de recursos do governo federal para os institutos federais analisados; imperfeições principalmente nas equipes gestoras locais, visto que foram produzidas críticas frequentes quanto ao nível de preparação dos coordenadores e equipe administrativa nos campi; e também problemas na capacidade institucional de gerir eficientemente os recursos.Downloads
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