Entrevista com Wagner Pralon Mancuso
Dinheiro, Interesses e Democracia
DOI:
https://doi.org/10.14244/agenda.2023.1.10Abstract
As relações entre dinheiro, interesses e democracia são multifacetadas e assumem diversos contornos na política nacional. No campo acadêmico, tais relações têm sido objeto de estudos com amplas e diversificadas abordagens teóricas e metodológicas. Para a Ciência Política, a agenda de pesquisa se aprofunda, dentre outros temas, nos impactos que transformações recentes nas relações entre dinheiro e política têm produzido na democracia brasileira. Inserido nesse debate, entrevisto Wagner Pralon Mancuso, cientista político, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor da USP, credenciado nos programas de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da mesma instituição. Mancuso é referência na área e tem conduzido pesquisas relevantes sobre a interlocução dos interesses e do dinheiro em contextos democráticos ao longo de sua trajetória acadêmica. Essencialmente, seus principais temas de pesquisa abordam o financiamento político, ação empresarial, lobby, grupos de interesse e pressão, políticas públicas e análise do processo decisório. Nesta entrevista, Mancuso nos apresenta análises sobre os dois aspectos que mais têm aparecido em suas pesquisas mais recentes: grupos de interesse e financiamento político.
References
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.