Inovação no ensino de métodos quantitativos em Ciência Política: Aplicação de modelo baseado em atividades

Autores

  • Lorena Guadalupe Barberia USP
  • Samuel Ralize de Godoy USP
  • Danilo Praxedes Barboza USP
  • Guilherme Jardim Duarte USP
  • José Radamés Marques Miguel dos Anjos USP

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este artigo discute objetivos, metodologia e resultados de um programa-piloto lançado para introduzir estudantes de graduação da Universidade de São Paulo (USP) aos métodos quantitativos. Em 2013, o formato tradicional de aulas expositivas foi substituído por um modelo baseado na realização de atividades. Discute-se brevemente a pesquisa realizada acerca do ensino de métodos e técnicas de pesquisa quantitativa em ciência política em diferentes países, bem como as variadas propostas pedagógicas desenvolvidas nesse campo, para contextualizar e analisar o programa-piloto na USP, assim como reportar os resultados preliminares obtidos a partir desses esforços.

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Publicado

2014-11-29

Como Citar

BARBERIA, L. G.; GODOY, S. R. de; BARBOZA, D. P.; DUARTE, G. J.; ANJOS, J. R. M. M. dos. Inovação no ensino de métodos quantitativos em Ciência Política: Aplicação de modelo baseado em atividades. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 152–179, 2014. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/48. Acesso em: 17 maio. 2024.