Profissionalização das Campanhas Eleitorais: Metodologia de Estudo

Autores

  • Mércia Alves UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

A Profissionalização das Campanhas Eleitorais é um fenômeno recente que manifesta características distintas nos contextos políticos em que é tomado para análise. Trata-se do recrutamento de corpo especializado por partidos competitivos para gestão de suas campanhas eleitorais e da adoção de novas estratégias e técnicas de campanha. Nesse trabalho, procuramos discutir teoricamente esse conceito e apresentar a abordagem metodológica e as técnicas de pesquisa para mensurar o grau de profissionalização das campanhas eleitorais em que estão engajados os partidos políticos brasileiros, segundo modelo proposto por Gibson e Röommele (2001; 2009) e as possíveis adaptações nesse modelo. A hipótese inicial é que quanto maior a disponibilidade de recursos financeiros, maiores às possibilidades de um partido político desempenhar grau elevado de engajamento em campanhas eleitorais profissionalizadas.

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Publicado

2014-11-29

Como Citar

ALVES, M. Profissionalização das Campanhas Eleitorais: Metodologia de Estudo. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 84–96, 2014. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/46. Acesso em: 16 maio. 2024.