Populismo, governabilidade e opinião pública
Uma análise da influência das mídias digitais no processo decisório presidencial
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2020.2.9Resumo
Após uma campanha eleitoral ambientada, majoritariamente, nas mídias digitais e pautada em uma retórica populista de direita, Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República do Brasil em janeiro de 2019. Enquanto chefe do Executivo Federal, Bolsonaro tem adotado uma estratégia governista que aposta na tomada de decisão por meio de decretos presidenciais e em um diálogo com seus apoiadores por meio das mídias digitais. Com base nesse cenário, o presente estudo parte da hipótese que o governo Bolsonaro usa as plataformas digitais como “termômetro” do processo de tomada de decisão. Para tanto, usamos como estratégia metodológica, a análise de sentimento em redes sociais para medir a opinião pública em torno dos decretos com maior repercussão nos primeiros seis meses de governo. Concluímos que, quanto maior a repercussão nas redes sociais e quanto maior a polarização no meio social, maior será a atenção dada pelo governo àquele assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.