Era FHC X Era Lula: a disputa simbólica no horário eleitoral de 20101

Autores

  • Joyce Miranda Leão Martins

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

A revolução nos meios de comunicação provocou mudanças na configuração da política que, progressivamente, desloca seu lócus de atuação das ruas para as telas, principalmente quando se trata de atrair o voto de eleitores em campanhas majoritárias. No Brasil, isso passou a ocorrer a partir da redemocratização, período em que houve a queda da censura e o desenvolvimento do marketing político. A simbiose entre os campos político e midiático possibilitou o surgimento de novas formas de longevidade no poder, agora apoiadas em “imagens-marca” fortes, capazes de darem origem a distintas temporalidades políticas. O objetivo deste artigo é analisar o horário eleitoral de Dilma Rousseff e José Serra, na campanha presidencial de 2010, atentando para como os legados simbólicos de Lula e FHC, dos partidos de Dilma e Serra, respectivamente, foram usados para conseguir a adesão do telespectador/eleitor. A metodologia utilizada foi a da análise do discurso. Foram importantes noções como condições sociais de produção, lugar de fala e ethos.

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Publicado

2014-05-24

Como Citar

MARTINS, J. M. L. Era FHC X Era Lula: a disputa simbólica no horário eleitoral de 20101. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 69–93, 2014. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/27. Acesso em: 15 maio. 2024.