O protagonismo do público: Bernard Manin e a eleição presidencial de 2018

Autores

  • Joyce Miranda Leão Martins

DOI:

https://doi.org/10.31990/agenda.2019.2.2

Resumo

Este trabalho descreve, brevemente, a democracia de público brasileira e as imagens das lideranças políticas que já tiveram adesão do eleitorado. Argumenta-se que o tipo ideal descrito por Manin (1995) mudou: o povo ganhou protagonismo e sua imagem passou a importar. A eleição de 2018 se desenvolveu dentro desse novo contexto e foi marcada pelas atuações de mulheres contra e favor de Bolsonaro. Este trabalho indaga quais os significados de feminismo e feministas para as eleitoras do candidato, tendo como corpus as publicações do grupo do Facebook “Mulheres com Bolsonaro#17 [Oficial]”. A metodologia utilizada alia perspectiva de gênero à análise do discurso.

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

MARTINS, J. M. L. O protagonismo do público: Bernard Manin e a eleição presidencial de 2018. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 31–55, 2019. DOI: 10.31990/agenda.2019.2.2. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/259. Acesso em: 3 maio. 2024.