A formação das agendas de políticas cicloviárias em Bogotá, Buenos Aires e São Paulo: Uma análise exploratória sobre arranjos interacionais e atores estratégicos

Autores

  • Lucas Bravo Rosin

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Recentemente, diversas iniciativas de políticas públicas cicloviárias surgiram na América Latina. Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa que procurou analisar a profusa interação entre atores e instituições que marcam a trajetória das agendas de políticas cicloviárias em três cidades do continente: Bogotá, Buenos Aires e São Paulo. Utilizou-se o process tracing como método de estudo de caso, analisando dados primários (entrevistassemiestruturadas) e secundários (estudos científicos, documentos oficiais e material de imprensa). O arcabouço teórico é composto por abordagens que valorizam a análise dos arranjos interacionais nos processos de políticas públicas. De forma geral, verificou-se que cada caso apresentou diferentes tipos de arranjos, influenciando relativamente à definição e execução sistemas cicloviários analisados. A participação social ocorreu de forma localizada, com base na figura de alguns atores específicos, responsáveis ​​por articular pessoas interessadas e desenvolver ações para o avanço da questão.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

ROSIN, L. B. A formação das agendas de políticas cicloviárias em Bogotá, Buenos Aires e São Paulo: Uma análise exploratória sobre arranjos interacionais e atores estratégicos. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 240–273, 2018. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/211. Acesso em: 24 abr. 2024.