O direito à reunião como direito fundamental: o movimento passe livre e seu impacto na agenda política
DOI:
https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numeroResumo
O objetivo desta pesquisa é, em primeiro lugar, compreender o direito de reunião como um direito fundamental, que é, portanto, pressuposto para a consolidação da democracia no Brasil. Em segundo lugar, esta pesquisa empreenderá uma análise do chamado Movimento Passe Livre, de grande repercussão nacional, especialmente no mês de junho de 2013. Mostraremos, inicialmente, como os manifestantes concretizaram seu direito fundamental à reunião. Nosso propósito é, ainda, aprofundar essa discussão, avaliando como o exercício deste direito impacta a democracia. Para isso, vamos analisar como as reivindicações feitas pelo Movimento Passe Livre ingressaram na agenda política nacional, modificando o status quo legislativo. Do ponto de vista metodológico, este será um trabalho de caráter bibliográfico, que também se valerá de pesquisas em textos jornalísticos. Além disso, documentos publicados online pelo Movimento Passe Livre também serão utilizados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.