Perfil socioeconômico dos legisladores subnacionais: O que a reeleição trouxe de mudanças nas últimas legislaturas da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo

Autores

  • Luana Puppin Pratti UENF
  • Karina Melo Pessine Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Mauro Macedo Campos UENF

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Este artigo tem por finalidade averiguar as mudanças no perfil social e econômico dos Deputados Estaduais eleitos para Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES). O propósito aqui é buscar as identificar as possíveis alterações ocorridas na passagem nas duas últimas legislaturas (2011-2014 e 2015-2018) e, deste modo, verificar o índice de renovação parlamentar. Para alcançar esta proposta elencamos algumas variáveis para examinar o perfil dos representantes, tais como: sexo, idade, partido pelo qual foi eleito, profissão, patrimônio e escolaridade. Os dados biográficos dos Deputados Estaduais foram coletados e inseridos no SPSS oferecendo, dessa maneira, condições para examinar as configurações dos representantes do poder legislativo. A análise é embasada teoricamente por autores e conceitos que discutem questões acerca das elites políticas.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

PRATTI, L. P.; PESSINE, K. M.; CAMPOS, M. M. Perfil socioeconômico dos legisladores subnacionais: O que a reeleição trouxe de mudanças nas últimas legislaturas da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 65–89, 2021. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/111. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê