Entrevista com Wagner Pralon Mancuso
Dinheiro, Interesses e Democracia
DOI:
https://doi.org/10.14244/agenda.2023.1.10Resumo
As relações entre dinheiro, interesses e democracia são multifacetadas e assumem diversos contornos na política nacional. No campo acadêmico, tais relações têm sido objeto de estudos com amplas e diversificadas abordagens teóricas e metodológicas. Para a Ciência Política, a agenda de pesquisa se aprofunda, dentre outros temas, nos impactos que transformações recentes nas relações entre dinheiro e política têm produzido na democracia brasileira. Inserido nesse debate, entrevisto Wagner Pralon Mancuso, cientista político, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor da USP, credenciado nos programas de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da mesma instituição. Mancuso é referência na área e tem conduzido pesquisas relevantes sobre a interlocução dos interesses e do dinheiro em contextos democráticos ao longo de sua trajetória acadêmica. Essencialmente, seus principais temas de pesquisa abordam o financiamento político, ação empresarial, lobby, grupos de interesse e pressão, políticas públicas e análise do processo decisório. Nesta entrevista, Mancuso nos apresenta análises sobre os dois aspectos que mais têm aparecido em suas pesquisas mais recentes: grupos de interesse e financiamento político.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.