A economia das crenças e o Estado: mídia e política na eleição de 2010 / The economy of beliefs and the State: media and politics in the 2010 election

Autores

  • Alexandre Aparecido dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero

Resumo

Uma vez que dentro de uma economia das crenças o discurso pode ser pensado enquanto um bem simbólico e estabelecer distinções sociais, pode-se projetar as possibilidades simbólicas a partir da circulação de discursos informativos em momentos que dizem respeito à participação popular junto a questões do âmbito político em nosso país como, por exemplo, plebiscitos e eleições. Essa situação nos permite colocar a seguinte questão: qual a importância, tendo em vista a eficácia das trocas simbólicas, da relação entre o mercado simbólico da informação e o espaço de disputa pelo poder político no Estado Nacional? Nossa hipótese é que essa relação, no limite, pode tocar questões sobre legitimação e deslegitimação da figura de candidatos em um contexto de disputa eleitoral, levando em consideração que nesse momento a própria imagem do candidato é transformada em um bem simbólico que, a exemplo dos discursos, pode ser legitimada e valorizada simbolicamente pelas disposições estabelecidas por um mercado simbólico como o da informação.

The economy of beliefs and the State: media and politics in the 2010 election

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Publicado

2016-10-08

Como Citar

SANTOS, A. A. dos. A economia das crenças e o Estado: mídia e política na eleição de 2010 / The economy of beliefs and the State: media and politics in the 2010 election. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 153–180, 2016. DOI: 10.31990/10.31990/agenda.ano.volume.numero. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/99. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê