Entrevista com Monique de SAINT MARTIN

gênese de uma vocação de socióloga

Autores

  • Maria Chaves Jardim UNESP
  • Thais Joi Martins Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.31990/agenda.2022.1.10

Resumo

Monique de Saint Martin é socióloga, diretora de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e é membro do Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux (IRIS). Realizou e dirigiu inúmeras pesquisas sobre sociologia das elites, sociologia do poder e sociologia da educação, dentre outras temas, e fez parte da equipe de pesquisadores coordenada por Pierre Bourdieu, quando escreveu diversos artigos com o autor, como o seminal Anatomie du goût, publicado na Actes de la Recherche en Sciences Sociales, em 1976. A lista de publicação de Saint Martin é extensa, mas damos destaque ao livro  L'espace de la noblesse (Edição Métailié, 1993), bastante lido e citado pelos seus leitores brasileiros, que certamente apreciarão conhecer um pouco mais sobre essa socióloga, que é tão sensível e rigorosa ao tratar do mundo social. Devido ao isolamento social imposto pela pandemia Covid 19, a entrevista foi realizada de forma remota em  outubro de 2021.

Biografia do Autor

Thais Joi Martins, Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)

Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) onde atua no Centro de Artes, Humanidades e Letras e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais  da mesma  Universidade. É Pesquisadora no NESEFI-UFSCar e no NESPOM-UNESP.

Referências

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

JARDIM, M. C.; MARTINS, T. J. Entrevista com Monique de SAINT MARTIN: gênese de uma vocação de socióloga. Revista Agenda Política, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 283–294, 2022. DOI: 10.31990/agenda.2022.1.10. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/774. Acesso em: 25 abr. 2024.