A América Latina como outro: um discurso da direita brasileira
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2020.1.6Abstract
O presente artigo pretende refletir sobre as rupturas e continuidades nos usos do conceito de América Latina, assim como de outros termos a ele relacionados, como peronismo e bolivarianismo, ao longo da República de 1946 e depois da vitória eleitoral do PT nas eleições de 2002. O objetivo é identificar a longa duração de alguns dos argumentos da ultradireita brasileira contemporânea, sem perder atenção a suas inflexões e mudanças. Para tanto, o presente texto fará, em um primeiro momento, uma breve exposição das representações sobre a América Latina ao longo da República de 1946, a partir dos editoriais de Carlos Lacerda na Tribuna da Imprensa. Posteriormente, o texto abordará a presença desse discurso na ultradireita brasileira contemporânea, com a análise de três intelectuais públicos do campo: Olavo de Carvalho, Ernesto Araújo e Paulo Guedes. Por fim, o texto levantará algumas hipóteses sobre as razões das continuidades e rupturas que marcam esse discurso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Agenda Política

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.