A comunicação legislativa e a agenda pública

A campanha do Senado contra a desinformação

Autores

  • Michel Carvalho da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31990/agenda.2020.2.8

Resumo

A partir da campanha do Senado Federal contra as notícias falsas, o estudo em tela propõe uma discussão acerca de como o parlamento, enquanto arena de discussão pública e esfera decisória, enquadra determinado problema social em sua agenda, dando-lhe tratamento político. O trabalho apresenta um panorama geral sobre o contexto da desinformação, pensando nos desdobramentos da propagação de notícias enganadoras para a democracia e a discussão das políticas públicas. Verifica-se que a campanha institucional do Senado reflete as três dimensões da comunicação legislativa (pública, institucional e política), isso fica evidente quando o parlamento propõe a discussão pública acerca do combate à fraude informativa, ao mesmo em que fortalece sua imagem institucional e tenta convencer a população sobre a “nobreza” de suas intenções ao privilegiar esse determinado assunto.

Downloads

Publicado

2020-07-16