A comunicação legislativa e a agenda pública
A campanha do Senado contra a desinformação
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2020.2.8Resumo
A partir da campanha do Senado Federal contra as notícias falsas, o estudo em tela propõe uma discussão acerca de como o parlamento, enquanto arena de discussão pública e esfera decisória, enquadra determinado problema social em sua agenda, dando-lhe tratamento político. O trabalho apresenta um panorama geral sobre o contexto da desinformação, pensando nos desdobramentos da propagação de notícias enganadoras para a democracia e a discussão das políticas públicas. Verifica-se que a campanha institucional do Senado reflete as três dimensões da comunicação legislativa (pública, institucional e política), isso fica evidente quando o parlamento propõe a discussão pública acerca do combate à fraude informativa, ao mesmo em que fortalece sua imagem institucional e tenta convencer a população sobre a “nobreza” de suas intenções ao privilegiar esse determinado assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.