Movimentos de renovação política no Brasil
O engajamento da sociedade civil na era digital
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2020.2.6Resumo
O sistema político brasileiro, nos últimos anos, tem sido colocado em xeque por uma sociedade que se vê cada vez menos refletida nas decisões do governo. Desde 2016, movimentos suprapartidários de renovação política tem surgido com a proposta de qualificar líderes e trocar os quadros de representantes políticos do país. Em 2018, 13 membros dos movimentos Acredito, Agora e Livres foram eleitos, consolidando a atuação dos grupos pela via política institucional e incomodando atores políticos que viam os partidos como únicos bastiões da democracia eleitoral. A proposta do presente artigo é explorar essas novas formas de configuração da sociedade civil e os novos rumos das transformações sociais contemporâneas, estimulando um debate sobre as implicações práticas e políticas do surgimento e consolidação dos movimentos de renovação no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.