Participação e representação política das mulheres nas comissões executivas do PP e PT no município de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.3.3Resumo
Esta pesquisa busca, através de um estudo comparativo, analisar a participação e representação política feminina nas comissões executivas municipais do PP e PT em Santa Maria/RS, com recorte temporal entre 1999 e 2019. Com relação à participação política, observada a partir de dois tipos: legal e paritário, através de uma análise quantitativa, verificou-se em ambos partidos predominância masculina, mas o PT apresenta, e de forma crescente, maior participação feminina em suas instâncias de poder, configurando uma tendência ao que se chamou neste estudo de participação legal. E chegou à paridade de gênero na última composição (2017-2019). Já o PP com participação feminina baixa, e por vezes inexistente, demonstra uma tendência conservadora na escolha da sua composição diretiva. Na análise da representação política feminina, observada a partir de dois tipos: cargos simbólicos e cargos chaves, ainda é possível observar estereótipos sociais de gênero incutido em uma sociedade patriarcal nos dois espaços partidários estudados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.