Análise bibliométrica da produção acadêmica sobre democracia deliberativa
DOI:
https://doi.org/10.31990/agenda.2019.1.5Resumo
Diante de diversos debates sobre democracia este trabalho discute um modelo normativo, a democracia deliberativa. A temática disputa espaço e questiona a validade, legitimidade, eficiência e eficácia de modelos agregativos de democracia. Como forma de conhecer o campo, o objetivo é analisar as tendências da produção acadêmica em democracia deliberativa. O estudo é uma análise bibliométrica a partir da base Web of Science. Para a busca, foi utilizada a expressão “deliberative democracy” no campo ‘título’. Foram considerados apenas artigos científicos, em todos os anos disponíveis na base até 2015, totalizando 208 artigos. Observamos grande crescimento no número de publicações sobre democracia deliberativa ao longo dos anos. Este crescimento advém do questionamento dos modelos de democracia e consequente busca por alternativas. Nos artigos mais citados encontramos diversas críticas ao modelo de democracia deliberativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Agenda Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.